É indiscutível que seja um ótimo investimento e uma excelente estratégia para quem compra um imóvel na planta do ponto de vista financeiro. Quem nunca avaliou as margens de ganhos que esse tipo de investimento pode oferecer ao comprador.
Algumas particularidades são importantes e devem ser previstas para este tipo de aquisição, quando por meio de empréstimo bancário ou mesmo com a construtora.
A compra de um imóvel não é uma tarefa fácil, rápida e necessita de um bom planejamento, de sacrifícios, mas que no final, o sonho se realize. Pra que isso aconteça, precisamos ajudar o comprador na melhor forma de se economizar, baixar os riscos e isso se tornar a melhor forma de investimento.
Na compra financiada de imóveis na planta é composta de duas etapas importantes:
a pré e a pós entrega das chaves.
Durante o período de execução da obra, estimados pelo período de 12 a 36 meses em média, o comprador pode acordar com o construtor pagar apenas os valores de entrada e as parcelas do período, que normalmente são corrigidas apenas pelo INCC – Índice Nacional de Custo de Construções da FGV ou conseguir um abatimento maior para pagamento a vista, normalmente utilizados por investidores. Normalmente a entrada para imóveis na planta tem um valor superior se comparado a entrada de imóveis prontos. Isso ocorre porque a construtora necessita desta quantia para iniciar as obras e fortalecer o seu caixa para cumprimento do empreendimento. Ainda durante o período de conclusão das obras, o comprador poderá pagar as primeiras parcelas do imóvel, tendo a opção de diluir as mesmas no valor da entrada. No final deste período, na entrega das chaves, o comprador poderá optar para pagar o saldo restante a vista ou pelo financeiro bancário ou diretamente com a construtora em alguns casos. Esta modalidade normalmente pode ser decidida em contrato no ato de sua assinatura.
Alguns benefícios do financiamento de imóveis na planta
Algumas construtoras também utilizam do banco para compor o seu planejamento de orçamento e execução das obras. Por isso, pra quem está comprando o imóvel e tiver a possibilidade de financiamento direto com a construtora, terão algumas vantagens exclusivas como prazos, parcelas e taxa de juros, havendo algumas construtoras, uma financeira própria, facilitando as taxas de juros.
Na hora de contratar um financiamento de imóvel na planta é necessário tomar alguns cuidados, como a idoneidade da construtora, acompanhar a execução da obra, assinar um bom contrato e fazer contas.
Para isso, algumas dicas para o seu projeto de financiamento dar certo:
1 – Planejamento Financeiro
Ter um bom planejamento de como pagar, amortizar, adiantar parcelas, não cancelar os contratos por atraso, são algumas preocupações que o comprador deva ter em seu planejamento. Para este financiamento, a construtora exigirá uma entrada do comprador, que poderá ser parcelado e negociado entre as partes. Não é indicado que o valor das parcelas ultrapasse 30% do seu faturamento para o pagamento das parcelas, evitando aborrecimentos ou quebra de contrato. Muito importante e pouco comentado pelas incorporadoras de vendas, é manter e deixar o nome limpo para não inviabilizar e atrasar o processo pós chaves.
2 – Atenção ao Contrato
Através do contrato que ambas as partes estabelecem a segurança jurídica necessária para aquisição do imóvel. No contrato, serão estabelecidas todas as informações sobre o negócio, apartamento, valores, multas, pagamentos, juros, prazos de entrega, muitas vezes a descrição do imóvel, metragem, entre outros. O memorial descritivo do imóvel é fundamental para verificar as entregas prometidas pela incorporadora.
3 – Conhecer melhor a Construtora do Imóvel
Não há problema em você adquirir um imóvel de uma pequena construtora, apenas checar e validar toda a documentação necessária, ver se está tudo correto, se a obra está aprovada pela prefeitura, se tem engenheiro responsável, se os apartamentos já foram incorporados pra venda. Tomando todos esses cuidados, você já tem meio caminho andado com o financiamento após a conclusão das obras.
Importante você acompanhar e exigir do construtor as informações da obra, calendário de entregas, verificar no Procon problemas coma construtora, comentários na internet, opiniões de moradores, entre outros.
Vantagens de financiar com a construtora
Você só terá dois caminhos, caso não tenha o valor completo ao receber as chaves, pagar a vista o restante dos valores ou financiar com o banco ou direto com a construtora. Para isso, algumas vantagens devem ser percebidas e avaliadas:
1 – Melhores condições de pagamento
Diretamente com a construtora, você consegue mais flexibilização do que junto ao banco, o volume de documentos é menor e as análises de crédito mais rápidas. Além disso, você pode dispor de melhores taxas de juros em alguns casos. A construtora te total interesse na venda e crédito dos imóveis aos compradores.
2 – Facilidade na aprovação de crédito
Uma das grandes vantagens de financiar com a construtora é que, em linhas gerais, ela oferece muito mais facilidade na aprovação de crédito quando comparada aos bancos e às financeiras.
As burocracias para assinatura de contrato e crédito são menores, devido ao interesse da construtora pela venda do imóvel. Porém, não vacile nos compromissos assumidos, os riscos de perda do imóvel acontecem mesmo com as construtoras, por isso, esteja seguro.
3 – Valorização do imóvel
Comprar na planta e diretamente com a construtora em muitos casos você consegue ganhos espetaculares, menores taxas, prazos de aprovação, além de investir num patrimônio de longo prazo. Comprar na planta, é um modelo de negócio sustentável e que proporciona ganhos de capital em comparação ao imóvel pronto e que já sai vendido com a sua valorização.
4 – Possibilidade de personalização
Um dos atributos que você pode negociar com a construtora e que te fará ganhar tempo e dinheiro, são as personalizações do apartamento, itens que a construtora poderá te oferecer para maior comodidade.
Como a empresa deseja vender e muitas coisas podem ainda não estar finalizadas, fica muito mais simples negociar uma cor diferente nas paredes, a utilização de alguns materiais nobres, como madeiras, aço inoxidável e mármore, e até mesmo a criação de um espaço amplo, mudando divisórias de lugar.
Dicas finais para um bom financiamento de imóveis na planta
* Mantenha seu nome limpo no mercado, ele te abrirá portas e te fará boas negociações;
* Tenha uma boa relação com o seu banco de crédito, faça pesquisas antecipadas de crédito;
* Se houver rendas extras que sejam comprovadas, elas ajudam muito na aprovação;
* Não invista mais do que a sua capacidade financeira;
* Hoje está muito fácil simular as prestações, peça sempre apoio ao incorporador, ao banco, a internet e também as financeiras, você pode conseguir boas taxas de juros;
Sobre a PIMEC
A PIMEC Construções é uma construtora e incorporadora de imóveis residenciais sediada no estado de São Paulo, com objetivos modernos de levar aos seus clientes a realização de sonhos, conquistas e oportunidades. Voltada para um novo segmento de mercado, de Imóveis Compactos, para pessoas que buscam uma moradia barata, mas sem perder o bom gosto e de fácil acesso as principais vias de SP.
Nossos empreendimentos otimizam o novo, proporcionando aos nossos clientes a qualidade, a tecnologia e os cuidados especiais da aquisição de apartamentos, studios, lofts que se encaixam perfeitamente no seu estilo de vida e de sustentabilidade de nossa cidade.
Nos preocupamos com a jornada de satisfação do cliente na aquisição de imóveis com a nossa empresa, desde a escolha do terreno, desenvolvimento de projetos, plantas, pontos de acesso, comércios e de baixo custo de curto, médio e longo prazos.
Construindo um amanhã melhor!!!
PIMEC Construções